sábado, 9 de setembro de 2017

COMUNICAÇÃO: «XXVI FESTA DA VINHA E DO VINHO» V


“Do Território dos Biscoitos!”


Os anteriores AQUI



V - Sinonimías

Importante também deixar-vos, nesta minha comunicação esta nota embora muito sumária: Sinalizar e dar relevo para a importância das SINONIMÍAS das nossas Castas, como o nosso Povo usa dizer “Chamar os Bois pelos seus verdadeiros  nomes!”

Assim temos:

Verdelho Velho «» não possui: Trata-se de um Verdelho mais miudinho e mais soltinho entre os bagos, mais esgalhado e pouco rentável.
Verdelho Branco «» Verdelho tal como o conhecemos
Verdelho Roxo «» Existe apenas na Terceira e nos Biscoitos, trata-se de uma mutação do verdelho branco, mais resistente e produtiva, mas que mantém todas as caracteristicas da casta mãe. É por essa ordem de razão, uma Casta única nos Açores, logo autóctone, que devemos ter a determinação de a saber proteger, verdadeiramente, para não suceder ao que está acontecendo com o Terrantez da Terceira, que urge rectificar, pelo menos nos vinhos que sejam produzidos na ilha e com particular sinalética e enfase neste território dos Biscoitos.
Terrantez da Terceira (consta no Cadastro Nacinal IVV) o que se designa por Arinto do Pico e “modernamente2 por Arinto dos Açores
Arinto (Terceira) Existe mas é mais tardio
Importante ainda se torna: Recuperar as antigas castas: Arinto; Boal das Abelhas e o Bruim. Existem ainda essas castas no Campo Ampelográfico deste Museu do Vinho, daí a sua importância de encontrar novos parceiros.

(continua)


Sem comentários: