quinta-feira, 7 de setembro de 2017

COMUNICAÇÃO: «XXVI FESTA DA VINHA E DO VINHO» III

“Do Território dos Biscoitos!”


O anterior aqui



III - Um Testemunho na primeira pessoa na Recuperação de uma Vinha: Motivação, ânimo, constransgimentos, alguma tristeza, mas também alegria e muito, muito trabalho!


“… Meu primo Chico Maria,
Maioral do meu concelho,
Alfenete de oiro puro
Como vinho de Verdelho !”

NEMÉSIO Vitorino  “Cantigas à Porta a Botica” In festa Redonda (p.123) – 1950

Principais tarefas ou processos na Recuperação e Reabilitação de uma Vinha:

- Desmatação (Ânimo e Motivação) Mt Trabalho mas alegria (…)
- Arranque das cepas velhas, no nosso caso trabalho sempre realizado aos fins de semana e feriados
- Levantamento de Paredes: paredes singelas e dobradas
- Nova Plantação: Bacelos porta-enxerto indicadas pelos Serviços: Da experiência adquirida, já no território e em relação ao 1103 Paulsenm julgamos que o R99 se adapta melhor às nossas caracteristicas da região, se bem, que a aposta deveria centrar nos produtores locais, trabalho que está por fazer. (…)

Alguns Constrangimentos e tristeza, pela grande falta de apoio técnico das entidades competentes nomeadamente nas fases de:  Plantação; Enxertia e Poda – de formação. Essa componente formativa é de capital importância, para a realidade das nossas vinhas, o que temos vindo a assistir é a uma precária visita e participação dos Técnicos, com formação na área, em toda a fase da cultura no Território – vive-se quase numa situação de orfandade (…)

Depois continuamos também a assistir a um mau serviço da nossa Comunicação Social. Existem jovens empreendedores a trabalhar em projectos fantásticos, mas que não lhes são dadas a devida projecção.

E finalmente alegria pelos resultados que vamos constatando de poder ver os jovens sarmentos carregadindos de bonitos cachos de uvas, é o que nos anima e nos move a continuar – é muito bom poder sentir o fruto do nosso trabalho que é bem visível.

(continua)


Sem comentários: