segunda-feira, 11 de junho de 2012

Festas do Espírito Santo (16)



A Igreja

“Foi precisamente por se desejar, desde o século XI, com os monges (Joaquim de Fiori) e depois os franciscanos, uma igreja mais espiritual, mais santa, evangélica e fraterna, que apareceu o Império do Espírito Santo. Por isso Império do Espírito Santo e a Igreja não se podem dar mal. A Igreja será melhor quanto mais império do Espírito Santo for. O Império do Espírito Santo será mais Igreja quanto mais se sentir povo de Deus chamado à santidade e à justiça todos os dias da sua vida. O Império do Espírito Santo aparece para que a Igreja seja mais perfeita, mais espiritual, menos mundana e carnal. Neste sentido, é que o Império do Espírito Santo é sempre uma provocação saudável à Igreja toda, pois ela está chamada à pobreza e à inocência, à partilha e à justiça, que são frutos do Espírito Santo.

A festa do Espírito Santo começa no coração humilde de um crente, enche-lhe a casa de alegria, e passa para o império no terreiro. Faz ainda na Igreja, lugar de comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Desde até à cidade, fazendo um novo modo de vida, a que se pode chamar, na globalidade da dinâmica, Império do Espírito Santo.”

Pe. Hélder Fonseca Mendes - publicado no Boletim Paroquial de São Salvador da Sé . Ano XIII- nº 99 – Angra, Junho de 2012

Outras publicações:

Ciclo do Espírito Santo

25º Aniversário do GFFNI - festejou o Senhor Espírito Santo: uma “Função”


Sem comentários: