segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festas do Espírito Santo (14)



As estações do Espírito Santo – a casa, o império e a igreja

A Casa


“A experiência do Espírito Santo começa num sujeito pessoal, numa atitude de fé, que se manifesta simbólica e materialmente. Desde sujeito passa à sua casa, entendendo-se aqui casa por família, linhagem, e daqui alarga-se aos parentes e vizinhos mais próximos. Então o Espírito Santo acontece na casa daquela família, que em princípio é ou será parte de uma irmandade do Espírito Santo, juntamente com outras famílias da comunidade. O quarto, o trono, um altar, os símbolos do Espírito Santo, a oração, o convívio alegre e fraterno, as esmolas, o jantar, como “função” imputada ao Imperador.
Tudo isto é possível fazer-se por iniciativa pessoal e familiar sem grande interferência na Irmandade (império), e sem qualquer escândalo para esta, muito menos para a paróquia. A casa, o império e a igreja não são lugares concorrentes do Espírito, mas concêntricos. Sublinho com maior insistência este aspecto, porque me parece ser o menos conhecido. Merece respeito e pudor tal como tudo aquilo que é próprio da intimidade. Essa presença e experiência nas casas são largas no tempo – sete semanas. O fenómeno é de uma discrição, simplicidade e ubiquidade tais, que escapa a um investigador que não possa respeitar o ritmo de tais batimentos.”

Pe. Hélder Fonseca Mendes - publicado no Boletim Paroquial de São Salvador da Sé . Ano XIII- nº 99 – Angra, Junho de 2012

(Continua)

Sem comentários: