terça-feira, 17 de abril de 2012

INVENTÁRIO DE PEDRAS D'ARMAS APRESENTADO EM ANGRA‏



   A obra Pedras d'Armas e Armas Tumulares do Império Português – Tomo I – Açores, da autoria de Sérgio Avelar Duarte, após ter sido lançada no salão nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no passado dia 4 do corrente mês, com a presença da presidente Berta Cabral. Falou sobre o livro e seu autor e economista e arquitecto Segismundo Pinto, um dos mais conceituados heraldistas portugueses. Será agora apresentada em Angra, na galeria do Instituto Açoriano de Cultura, no próximo dia 28 de Abril pelas 21 horas, estando esta apresentação a cargo do DRaC, Jorge Bruno.
   Sérgio Avelar lançou em 1990, na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo o seu monumental livro Ex-líbris Portugueses Heráldicos, editado pela Civilização, que foi apresentado pelo Delegado da Academia Portuguesa de Ex-Líbris nos Açores, Jácome de Bruges Bettencourt.
  Porém, a produção deste antigo piloto de linhas aéreas africanas, tem-se mantido bastante activa, sobretudo em estudos ex-librísticos e heráldicos, em que sobressai Cartas de Brasão de Armas de Naturais ou Relacionados com os Açores, uma edição do Instituto Açoriano de Cultura, 2008, instituição de que é sócio.
   Esta obra sobre as Pedras d’Armas, cujo primeiro volume, exclusivamente, dedicado aos Açores, é um projecto, que após a sua conclusão, terá pelo menos 30 volumes, uma vez que Sérgio Avelar Duarte inventariou já, cerca de 9 mil destas peças, em Portugal continental, insular e antigo ultramarino.
   É um longo e importantíssimo estudo que o autor vem desenvolvendo há uma dezena de anos, sobre testemunhos da heráldica portuguesa no mundo e que o tem levado a viajar com permanências em terras continentais, insulares, africanas e do Oriente, para recolha de imagens e outros documentos.
   A presente edição, que já está à venda na Livraria do Adriano, é da responsabilidade da Publiçor – Letras Lavadas, tem 323 páginas e outras tantas excepcionais estampas. A sua concepção gráfica é, também, irrepreensível. Acrescente-se que este Tomo I contém trinta páginas com indispensáveis considerações sobre heráldica, elucidativas para quem aprecie o estudo desta ciência. JBB

Sem comentários: