domingo, 8 de novembro de 2009

A Bandeira "bordada" pela mão de D. Maria II

Segundo Jácome de Bruges Bettencourt, em 1986, pouco tempo após a posse de Joaquim Carlos Vasconcelos da Ponte na presidência do Município Angrense, a bandeira "bordada" pela mão de D. Maria II e ofertada a Angra, já referida aqui, seguiu para o Instituto de Arte Antiga (Janelas Verdes), à Rocha do Conde de Óbidos onde foi restaurada.
Por volta de 1991, o Presidente Joaquim Ponte, encarrega Jácome de Bruges Bettencourt, após a consolidação desta histórica peça do património terceirense, a trazê-la para Angra.
Foi decidido proceder à construção dum móvel, encarregando-se um arquitecto da Câmara do respectivo projecto. A vitrina a idealizar teria que girar de forma a mostrar as duas faces da bandeira, a representativa da Bandeira Nacional do regime advindo do liberalismo e a que mostra as armas do município usadas nessa altura.
Porém, tal não se concretizou, esperando Jácome de Bruges Bettencourt (aqui) que, agora, esse propósito avance.

A foto que hoje publicamos foi gentilmente cedida pela Dr.ª Lara Braga, técnica de turismo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

2 comentários:

Maria Menezes disse...

Gostava de colocar este artigo no blogue Família Real Portuguesa mas acontece que a foto está marcada pela autora.
Esta bandeira é uma preciosidade tanto mais que foi bordada pela Rainha Dona Maria II, tal facto que desconhecia de todo.
Bem haja por esta informação!
Saudações Monárquicas!
VIVA A RAINHA DONA MARIA II!

Bagos D'Uva disse...

Cara Maria Menezes

Será com muito gosto que veremos drapejar a Bandeira no Blogue "Família Real Portuguesa".
Volte sempre!