domingo, 6 de novembro de 2011

Biscoitos de Lava para os “sete magníficos”


 Numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia dos Biscoitos foram, no dia 4 (sexta-feira) de Novembro pp, distinguidos com biscoitos (1) de lava os sete produtores/engarrafadores de vinho desta região vinhateira (Paisagem Protegida da Cultura da Vinha dos Biscoitos), evento já referido aqui.

Marcaram presença nesta cerimónia muitos biscoitenses, confrades da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, o presidente da CVR-Açores, membros do poder local e membros do Governo dos Açores, nomeadamente o Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires e Álamo Meneses Secretário Regional do Ambiente e do Mar. 

Para Álamo Meneses, «a classificação como paisagem protegida da área das vinhas dos Biscoitos é uma mais-valia para o futuro daquela freguesia da ilha Terceira e para a Região.

 A convicção é do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, manifestada sexta-feira à noite, durante uma homenagem realizada pela Junta de Freguesia aos produtores locais de vinho verdelho.

Álamo Meneses recordou que aquela área, integrada no diversificado Parque Natural da Terceira, suscita o maior interesse por parte de turistas e disse acreditar que essa procura ainda vai intensificar-se com a divulgação contínua desse pólo de atracção.

O governante sublinhou que a importância daquele espaço também reside na produção de vinhos de qualidade, especialmente o verdelho, um produto com cada vez mais mercados interessados.

O incremento da produção é considerado muito importante como actividade económica que tem potencial para fazer “regressar à vinha muita gente”, por ser a recuperação de uma actividade tradicional que agora tem novas perspectivas de futuro.

Álamo Meneses advogou, mesmo, “o regresso à vinha, o regresso às pescas e a outras formas de ocupação e exploração do nosso território”, como meio de “responder aos tempos difíceis” que decorrem. “Não se trata de um regresso no sentido de regressar à miséria que já se viveu”, salientou, acrescentando que se trata de uma nova forma de encarar os recursos naturais como meio de obtenção de rendimentos consistentes.

O Secretário Regional lembrou ainda que o Governo dos Açores e a União Europeia têm sistemas de apoio a estes casos, que ajudam a relançar a actividade.»


Texto e fotos: GaCS/FA

Os laureados:

Avelino Rocha Rodrigues 
Rufino Simas
José Manuel Cardoso
Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L.
José Manuel Sousa
Dimas Simas Lopes
Casa Agrícola Brum Lda.

(1) Biscoitos – do latim bis coctus (bis = duas vezes - coctus = cozido), pão ázimo cozido duas vezes para conseguir aguentar durante as longas viagens marítimas. 
Como os pedaços de basalto, que constituem a calçada das vinhas das típicas curraletas, eram semelhantes aos pedaços desse pão (biscoito) daí o nome da Freguesia. 

Sem comentários: