sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ARTESÃOS DOS BISCOITOS – A ARTE DE EMPALHAR


Mestre José Bento (José Ferreira Godinho)

Tem constituído nossa preocupação mencionar ofícios e artesãos relacionados com a vitivinicultura, sobretudo, os existentes na região dos Biscoitos, ainda mais quando alguns deles estão em vias de extinção, a partir do momento em que deixem de exercer a actividade.

O Dr. Franz-Paul de Almeida Langhans ocupou-se do arrolamento dessas profissões ao fazer a magnífica obra “Ofícios antigos subsistentes nas ilhas dos Açores”, creio que em 5 ou 6 volumes, dos quais apenas se publicaram 2 que tratam as Flores/Corvo, 1985 e a Graciosa, 1988. Infelizmente os outros ficaram na gaveta da DRAC, agora D.R.C., o que é lamentável e deveras desrespeitador, sobretudo quando se trata dum trabalho cujos direitos de autor foram oferecidos à Região.


Com tenda (antiga adega) sita ao Caminho do Concelho (em frente à Casa do Povo dos Biscoitos) Mestre José Bento, com 81 anos (n. a 25 de Agosto de 1918), vem duma família de tanoeiros.

Começou a trabalhar nesta arte em 1950, com muita curiosidade e bastante necessidade, uma vez que havia sofrido uma intervenção cirúrgica e se encontrava debilitado e endividado…

As primeiras peças que fez com vimes, foram cestas para os trabalhadores levarem “os comeres” para as vinhas de brejo. Depois começou a dedicar-se ao empalhamento de garrafões de 5, 10 e 50 litros, garrafas, executando, simultâneamente, cestos de costas e de vindima, vassouras, etc.
Actualmente empalha garrafas, por se tratar de serviço mais leve. Utiliza como ferramentas: navalha, tesoura, rachadeira, furador e maço.

O vime é rachado, liaça apenas num lado. Vende bem a produção que é apreciada pela perfeição. É Mestre Bento quem prepara as varas do vimeiro com uma série de exéquias e cuidados.

Conheceu antigos empalhadores como o seu tio Manuel Nunes Ferraz e o senhor José Lourenço. Actualmente, existem ainda a laborar dois artesãos mais jovens, o José Eduardo Martins Pereira (José da Vila) e Paulo do Canto Pereira.
J.B.B.

In Revista Verdelho - Boletim informativo e cultural da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, Ilha Terceira - Açores, Ano IV- n.º 4- 1999

Sem comentários: