terça-feira, 2 de março de 2010

Procissão do Senhor dos Passos

No Segundo Domingo da Quaresma, faz-se nesta cidade de Angra, dita do Heroísmo e, há um quarto de Século a esta parte, reconhecida como “Cidade Património Mundial”, a centenária Procissão do Senhor dos Passos, promovida pela Irmandade de Santa Crus e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Romeiros de Nossa Senhora da Conceição levando a Imagem

Fazem parte integrante dos rituais da Procissão do Senhor dos Passos, a transladação, ou mudança da Imagem, no seu andor, na véspera à noite, da Igreja do Colégio dos Jesuítas (que foi), para a Igreja, hoje Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Momento esperado, durante a procissão, é o Encontro da Imagem do Filho, com a Mãe, Nossa Senhora das Dores, onde os fiéis aguardam o designado “Sermão do Encontro”.
Bem precisamos de muitos encontros de Mães, com seus Filhos, desencontrados por caminhos, bem distantes dos que nos conduzam ao sentido da convivência familiar e comunitária, onde todos são bem-vindos, desde a criança não nascida ao velhinho espera de Partir para a Casa do Pai.

A
s procissões de Passos foram trazidas para os Açores pelos seus primeiros povoadores, vindos do Continente, onde eram “manifestações litúrgico
e populares de fé, entre o Século XIV e XVIII, em muitas das cidades e vilas”.
Dos Açores foram levadas para o Brasil, onde, ainda hoje são das maiores manifestações religiosas em Florianópolis (1766) e Olinda (1773).

Sendo certo que, onde houvesse uma Fraternidade Franciscana havia a correspondente Procissão de Passos, representando uma das quedas do Senhor a Caminho do Calvário, ou a Procissão de Penitência, representando o Senhor preso à coluna, sendo flagelado. Tal como em Angra do Heroísmo, muitas das Procissões de Passos são promovidas pelas Irmandades de Santa Cruz e Passos, sendo uma das mais famosas, a de Nazaré, iniciada em 1619, com uma imagem supostamente trazida de Nazaré da Galileia, Terra Santa, e há poucos anos restaurada.

A imagem do Senhor dos Passos, normalmente de tamanho natural, representa Jesus, sob o madeiro, numa das quedas a Caminho do Calvário, como que a prevenirmos das nossas próprias quedas da vida, nas vias não sacras do mundo em que vivemos, onde os “Herodes” e “Pilatos”, abundam mais que as ”Verónicas”, ou “Cerineus”, que nos ajudem a levar as nossas próprias cruzes.

Grupo Coral da Capela da Sé de Angra

Confraria de Nossa Senhora da Conceição

Texto publicado, no dia 25 de Fevereiro de 2010, por Francisco Dolores no jornal a União.


Procissão dos Passos do ano de 2009 aqui

2 comentários:

joao madail veiga disse...

Não vem a propósito deste post, mas não encontro onde o possa fazer:
Reproduzi uma fotografia sua, com a devida referencia, no meu blog Ventosga.
Caso nhão concorde ou não queira retira~la-ei de imediato.
Entretanto dei uma volta pelo bago d'uva e gostei.
João Madail Veiga
www.ventosga.blogspot.com

Bagos D'Uva disse...

Caro João Madail Veiga

Agradecemos a vossa visita.
Quanto a fotos, sirva-se à vontade.

Volte sempre!