sábado, 9 de outubro de 2010

Bagos d’Uva no “Porto das Pipas”

Sob intenso temporal, "Bagos d'Uva" atracou no Porto das Pipas.
Agradecendo o destaque e as amáveis palavras publicamos a transcrição da seguinte noticia:



Faz hoje uma semana estive na Casa Agrícola Brum, na freguesia dos Biscoitos, entrando levemente no acolhedor território que é o Museu do Vinho. O motivo da visita prendeu-se com a má colheita da uva em 2010, e com uma iniciativa parlamentar com que se pretende compensar financeiramente os produtores por uma temporada de grandes prejuízos. Na sede da família Brum, onde cada recanto cheira a mosto e a sossego, sinto sempre um apego à terra diferente. Não pelos Biscoitos, localidade que prezo mas à qual nada me une, mas ao solo de onde brotam os bagos que se separam das folhas aos ritmos de Setembro. Recordo que o meu bisavô Sousa Jr. foi próximo do velho "Chico Maria" Brum, e sei que na casa grande do Porto Martins havia uma adega que recebia carros de bois de uvas vindas de outros lados, juntando-se em vindima a pequena comunidade de um lugar que já foi de paraíso. Só uma vez estive em plena vindima no Porto Martins - embora noutra casa -, e até me lembro de pisar a uva à maneira tradicional e da comichão que isso me causou, mas com o passar dos anos a apreciação do vinho mudou e, como com os cheiros e os ventos, também beber a nossa uva se traduz agora num momento especial. E assim, tiro daqui o meu chapéu aos homens e mulheres do "Donatário", que uma vez mais provei com prazer.


A visita de Miguel de Sousa Azevedo aqui.


Sem comentários: