sábado, 27 de março de 2010

Militares aquartelados nos Biscoitos durante a 2.ª Grande Guerra

Uma Companhia chegou à freguesia dos Biscoitos no dia 27 de Julho de 1941, ficando o Comando na casa ao lado do Império do Caminho do Concelho. Militares que prolongaram e alargaram o Caminho da Rocha, construindo trincheiras ao longo da orla marítima biscoitense.
Eis alguns:

Duarte Militão (Capitão); Joaquim Bernardo Tavares (Alferes); Francisco Mendes Pereira (Alferes); Eduardo Frias (Alferes); Amílcar Pinto Mesquita (Sargento); António Ferreira Madeira Cacho (Furriel); Gaspar Henrique Diniz (Furriel); Manuel Severiano (Furriel); Jorge da Graça Benevides Pinheiro (Furriel); Virgílio Ribeiro Ferreira Vidal (Furriel); Álvaro d’ Abreu Salgado (Furriel); Luís Pinhão d’ Araújo (Furriel); Arnaldo Margarida Ramos (Furriel); José Joaquim Dias de Magalhães (Furriel); José Soares (Furriel); Ângelo Rodrigues da Paz (Furriel enfermeiro).


Caminho do Concelho -1943/02/21- alguns dos militares junto do Império do D.E.S. (1): Amílcar Pinto Mesquita (Sargento); Furriel José Soares (Furriel); Virgílio Ribeiro Ferreira Vidal (Furriel Miliciano); Jorge da Graça Benevides Pinheiro (Furriel); António Ferreira Madeira Cacho (Furriel); Manuel Severiano (Furriel Miliciano) e Ângelo Rodrigues da Paz (Furriel enfermeiro).

(1) Tiras de papel coladas com grudo nos vidros das janelas para evitar estilhaços, na eventualidade de bombardeamentos.


1 comentário:

Bagos disse...

... a "cozinha dos soldados", era no pátio da casa do pai do sr.Almeida "Viola", após a saída do Sr. Capitão Militão. Até aí era no meio da Canada dos Frades (ao lado do Império).O Comando na casa do Sr. João André (ao lado do Império)
A "messe dos Sargentos" na casa do Sr. Agostinho. Duas casas albergaram militares, na Canada do Porto (um pelotão) e outra na Ribeira do Chamusco. Já agora... a maior trincheira estava localizada no Caminho da Rocha(parte alta) logo a seguir ao abismo… foi entulhada com a pedra da calçada da Rua da Igreja… daqui a uns anos será um achado...as paredes (naquela época mais altas)das currraletas das vinhas ladeando o Caminho da Rocha eram ameadas, para defesa dos militares, desde a Calheta até à trincheira do alto do abismo, onde existia uma casa da guarda. A enfermaria era na casa do Sr. José Adão, sendo a prisão debaixo da escada... qunto ao vinho e vinagre para o rancho... fica para para outra altura.../...
Luís Mendes Brum