quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EX-LÍBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS - TOMO II


Foto: Academia Portuguesa de Ex-Líbris

Com a chancela de Letras Lavadas Edições – Publiçor, será disponibilizado a partir do dia primeiro de Dezembro próximo, o segundo volume da notável obra Ex-Líbris Portugueses Heráldicos, da autoria de Sérgio Avelar Duarte, cujo primeiro volume surgiu há 23 anos, editado pela Civilização, alcançando então, enorme êxito, sobretudo junto de coleccionadores ex-libristas, heraldistas e genealogistas.

Nesse extraordinário trabalho de investigação e sistemática inventariação Sérgio Avelar Duarte, pela primeira vez aí reproduziu 1303 ex-libris usados por portugueses ou por estrangeiros relacionados com Portugal.

Esse incontornável e precioso instrumento de trabalho para estudiosos na área das ciências da história acima referidas, foi lançado (Tomo I) em Angra do Heroísmo, no mês de dezembro de 1990, encarregando-se da sua apresentação o delegado da Academia Portuguesa de Ex-líbris nos Açores, Jácome de Bruges Bettencourt. Este evento encheu a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, contanto com a presença do então S. R. E. C. Aurélio da Fonseca e do D.R.A.C. Vítor Duarte.

O volume que agora vai surgir dá à estampa cerca de 400 novos ex-líbris heráldicos, com destaque para muitos inéditos por, até aqui, desconhecidos, já que inexistentes nas grandes colecções nacionais que, aliás, o autor passou “a pente fino”.

Chama-se a atenção para o facto de a Publiçor fornecer ficha de subscrição antecipada, isto é, até 5 de Novembro, o que permitirá a aquisição deste livro por 23€ (incluindo portes do correio). O preço normal será de 28€.

Foto: Academia Portuguesa de Ex-Líbris

1 comentário:

Sérgio Avelar disse...

Caro Luís,

Quero agradecer-te a tua generosa e muito simpática inserção acerca do meu livro.
Bem hajas.
Recebe um abraço com amizade,
Sérgio Avelar