sexta-feira, 1 de março de 2019

Efemérides Açorianas - Março (11)



1. 2018- A partir de hoje (até ao dia 31 pf), está patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de Fevereiro há 25, 50 e 100 anos. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.

2. 2018- Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter é sentido na ilha de S.Miguel. Não causou danos pessoais ou materiais.

3.2018- É inaugurada na freguesia Pico da Pedra, na ilha de S. Miguel, a Biblioteca Onésimo Almeida.

4. 2002- Tem inicio na Casa de saúde de São Rafael, Em Angra do Heroísmo, o Projecto de Prevenção Primária – Álcool, particularmente dirigido aos mais jovens.

7.2018- Em representação da Direção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, com sede em Angra do Heroísmo, o Dr. Carlos Bessa e a Dr.ª Sara Leal, tem uma reunião nos paços do concelho de Ponta Delgada com o Dr. José Manuel Bolieiro e a Dr.ª Maria José Duarte.

8.2018- A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, decide reforçar o apoio às festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

9.2018-O Instituto Açoriano de Cultura organiza mais um Grémio das 9, com a presença de Carlos Fiolhais, Professor Catedrático de Física da Universidade de Coimbra,tendo como tema "Ciência e Literatura: Encontros e Desencontros".

10. 2017- Abre na Rua Direita, 82 em Angra do Heroísmo a Barbearia João Rocha.

11.2018- O Grujola – Grupo de Jovens de Lagoa,ilha de S. Miguel,comemora o 40º aniversário da sua fundação.

12.2018- "Nova Ordem Internacional e a Importância Geoestratégica dos Açores"no Instituto Histórico Da Ilha Terceira. Uma  palestra proferida pelo  Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional.

13- 2016- A Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória comemora o Dia de São Lázaro. Na centenária Ermida do ex-Hospital do Lázaros, actualmente creche e jardim de infância , às Figueiras do Paim.

14. 2008- Estão abertas as inscrições para AULAS DE MÚSICA na Recreio dos Artistas – Angra do Heroísmo - com o professor Taras Poustovgar (às quartas e sextas).

15.2018- A EDA realiza no Auditório da Câmara Municipal das Lajes, ilha das Flores, uma sessão pública de esclarecimento, sobre o projecto da hídrica da Ribeira Grande que a EDA Renováveis pretende implementar.

16. 2018- Hoje e amanhã o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, recebe a extensão do DOCLISBOA, com a projecção de quatro filmes e apresentação do programador do festival Miguel Ribeiro.

17.2008- É reaberta a sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia (Igreja de São Francisco) após obras de restauro, com uma conferência por Paula Romão seguida de visita orientada e um concerto para cravo e violoncelo por Orest Grytsiouk e Gustaaf Robert van Manen.

18.2018-Realiza-se no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, em parceria com o CRAA – Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a Cresaçor e o Núcleo Museológico dos Fenais da Luz uma oficina de trabalhos em espadana, com o artesão Bento Silva, no âmbito do projeto “Fenais da Luz: Comunidade em Foco”.

19. 2018- Realiza-se no IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em Angra do Heroísmo, uma palestra  sobre o tema "Saúde a 3D" que contará com a presença de Eva Albuquerque, Priscila Melo e Saúl Moreira.

20- 1901- A comissão promotora dos festejos para a recepção de Suas Majestades reúne em Angra, para apreciar um projecto de um monumento naquela cidade,  comemorativo da visita régia, que aprova plenamente e resolve que o mesmo fosse impresso, para ser largamente distribuído, a fim de lhe ser dada a devida execução. 

21.2018- Desenhar "Poesia Suspensa"na Biblioteca e Arquivo Luis da Silva Ribeiro em Angra do Heroísmo.

22. 1984- Fernando Linhares Brum oferece para a Sub- Secção de Transportes  Terrestres do Museu de Angra do Heroísmo dois automóveis antigos, da marca Austin,com matriculas MA-21-34- e MD-22-83.

23.2008- Decorre uma Oficina de Escrita para Teatro, em dois módulos, destinada a maiores de 16 anos, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, tendo como formador Ricardo Ávila.

24. 1923 - Naufraga uma canoa baleeira ao largo do Cais do Pico, morrendo os sete tripulantes.

25.2018- É apresentado na Pousada de São Sebastião em Angra do Heroísmo,o Livro "Um Dia Acordei Sem Ti" ( Um romance passado na ilha Terceira em 1827, que envolve um dos mais famosos guerrilheiros da ilha e a filha de um militar apoiante de D. Pedro IV).

26. 2016- Há 34 anos um  Grupo de Amigos da Praia da Vitória constitui uma instituição cultural proprietária de o Jornal da Praia.

27.2018- “Os Amores Encardidos de Padi & Balbina – Uma Dúbia Estória do Revenge” dos “Cães do Mar”, companhia de teatro com sede em Angra do Heroísmo, comemora o “Dia Mundial do Teatro” no Teatro Micaelense, Ponta Delgada. 

28.2018- PORTA COM PORTA no Teatro Angrense em Angra do Heroísmo- Evento criado por Dramax - Centro de Artes Dramáticas de Oeiras. 

29. 2018- Encerra no Museu Municipal da Ribeira Grande, ilha de São Miguel,a exposição “Romaria Micaelense”, mostra que apresenta fotografias antigas das romarias quaresmais e um vídeo alusivo ao tema. 

30.2018-Tem inicio no Museu de Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, um workshop denominado de "Cerâmica Sustentável" sob a orientação do professor e ceramista João Carqueijeiro.

31. 2018- “Cães do Mar” voltam ao Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, com Workshop /Teatro.

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira”, Cultura Açores e “Almanaque Açores”.




Sem comentários: