sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ecomuseus 2012



1ª Conferência Internacional sobre Ecomuseus e Museus Comunitários e Comunidades de Vida 



Ecomuseus 2012 visa reunir estudiosos, académicos e profissionais que trabalham nas áreas de Ecomuseus e Museus Comunitários.

LOCAL

Para Ecomuseus 2012 Seixal foi a escolha perfeita e natural, pois abriga o Ecomuseu mais antigo e mais bem sucedido de Portugal.

O programa da Conferência inclui uma visita completa ao núcleo Eco Museu  e sessões, cada uma representando um aspecto importante da história e da herança do Seixal.  O moinho de maré reconstruído,  embarcações tradicionais do rio Tejo, os activos industriais e áreas rurais são parte deste Museu e permitir que todos os delegados uma compreensão em profundidade do património social,  económico, histórico e tradicional do Seixal.

O movimento ecomuseu tem suas origens no final dos anos 1960 a França, quando os papéis museus podem desempenhar na ligação entre as pessoas, suas expressões de património e locais, bem como afectam a mudança social, foram examinados. Neste momento, as actividades de museu tradicional, centrada na recolha de património para ser interpretado por curadores e outros profissionais de museus dentro de um edifício do museu, foram vistos como limitado e exclusivo na abordagem. Nas décadas mais recentes, ecomuseus foram criados em todo o mundo e são guiadas por uma variedade de diferentes metas e objectivos. Por exemplo, um ecomuseu pode assemelhar-se um museu mais convencional na aparência ou, em outros casos, um ao ar livre projecto património comunidade controlada, dependendo do local.

Pode-se considerar que esta vasta gama de ecomuseological e baseados na comunidade iniciativas museológicas demonstra um interesse internacional em abordagens alternativas de gestão do património. Por esta razão, Ecomuseus 2012 procura reunir estudiosos, pesquisadores, arquitectos e profissionais do património para discutir as semelhanças, diferenças e futuras de salvaguardar as práticas que são holística e orientados para a comunidade em seu escopo.

Os trabalhos podem debater questões relativas aos seguintes sub-temas: 1) de base comunitária abordagens museológicas: desafios, oportunidades e prática; 2) a evolução ea diáspora geográfica das práticas Ecomuseu; 3) Além de ecomuseus - Sociomuseologia, sua teoria e prática; 4 Coloque), comunidades e património - relações e intervenções ecomuseological; 5) Natureza, cultura e comunidades - fazendo conexões através ecomuseologia, 6) O movimento economuseum - conservação ofícios tradicionais; 7) Ambiente, Turismo e sustentabilidade - abordagens ecomuseological; 8) Trabalhando com minorias étnicas - museologia e curadoria comunidade indígena; 9) O património cultural imaterial - o seu significado para as comunidades locais e como museus e ecomuseus pode auxiliar na preservação desse património; 10) Arquitectura e ordenamento do território - abordagens ecomuseological e inclusiva; 11) ecomuseus Urbanos: aspectos conceituais, desafios e oportunidades; 12) comunidades industriais - abordagens inclusivas para a conservação e interpretação do património industrial.

Investigadores em início dispostos a compartilhar os resultados de seu trabalho recente tem a oportunidade de apresentar trabalhos para um capítulo especial dedicado à pós-graduação e projectos de doutoramento, entre outros.

Palestrante convidado : Hugues de Varine

Hugues de Varine é ex-director da Internacional de Museus (ICOM), que esteve envolvido no movimento da Nova Museologia dos anos 1971 e 1972.
Ele foi um dos fundadores e ex-presidente da Ecomusee de la Communauté Le Creusot-Montceau.
Tem acompanhado o movimento da Nova Museologia e, em particular a evolução dos ecomuseus em vários países  (Itália, Brasil, Portugal, Canadá, Japão, China).
Actualmente é consultor free lance especializada no desenvolvimento local e acção comunitária.
Suas publicações incluem "La Culture des Autres (1996), L'Iniciativa Comunitário (1991) (edição brasileira" O Tempo Social "), Les Racines du Futur(2002)  (edição italiana"Le Radici del Futuro", edição brasileira" Como Raízes do Futuro ", a ser publicado em 2012).




Sem comentários: