quarta-feira, 7 de março de 2012

Manuel Coelho Machado

Menos um Artesão

 No último dia 5 de Março deixou este Mundo, Manuel Coelho Machado, que durante muitos anos se dedicou ao Artesanato da Espadana (Phormium tenax) na freguesia dos Biscoitos (Terceira).

 Perto de completar agora 80 anos de idade, viu-se há anos impedido de trabalhar por força da diabetes, seus danos e graves sequelas, que o mutilaram progressivamente.

 Foi cobrador da Empresa de Viação Terceirense, pedreiro, caiador e retelhador da construção civil, até que encontrou, por força da doença que o acometeu, e outras circunstâncias uma forma de ganhar dignamente a vida, já que tinha apetência artística e vontade de trabalhar e ser útil, rejeitando mendicâncias.

 Os seus trabalhos tinham esmero e técnica, já que exigiam uma série de operações tecnológicas desde a preparação atempada dessa planta fibrosa e confecção da trança com que fabricava os seus tapetes ou capachos, cestos e cestinhas em miniatura, até bases para pôr pratos ou tachos quentes.



 Lembro-me de o ver, anos a fio, a participar vivamente, como artesão, nas Festas Anuais da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, já que as suas obras eram bastante apreciadas e disputadas.

 Recordo que, por exemplo no Faial, o Sr. Armando Melo possuiu uma fábrica da Filação, logo a seguir à Ribeira do Cabo, ainda na freguesia do Capelo, isto nos anos 40/50 do século XX. Possuía um sistema de transporte aéreo, qual teleférico, o que na minha infância causava admiração. Será que a criatividade de hoje é menor que a de ontem?...

 Tudo vai desaparecendo. Penso que o mestre Manuel Machado não tem continuadores nesta forma de artesanato na ilha Terceira. JBB

1 comentário:

Unknown disse...

O Sr. Manuel Machado partiu, deixando-nos muita saudade, mas o seu trabalho não será esquecido. Desde muito cedo "criou" o mesmo gosto e talento, por este tipo de artesanato, no seu neto tão querido. Assim, pensando eu não estar a escrever em vão, a sua arte não será esquecida, e o seu talento será relembrado e homenageado em cada peça que o seu tão querido neto faça. AS