terça-feira, 1 de outubro de 2024

EFEHÉRIDES AÇORIANAS - OUTUBRO (16)



1.2021 - É inaugurada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro de Angra do Heroísmo a Exposição de Aguarela de Helena Vitorino - “Um Céu de Janelas” .

2.1973- Um avião de combate "F4" conhecido por "Phanton" explode sobre a freguesia de Agualva, Ilha Terceira, despenhando a 500 metros da faixa das Lajes. Salvos os dois ocupantes.

3.2022- É inaugurada na  Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Angra do Heroísmo) a exposição “Varanda Sónica”, de Luís Pinheiro Brum "protagonizada pela varanda balaustrada terceirense, um fenómeno de arquitectura açoriana que ocorre em directa relação com a base militar das Lajes, e se tem expandido por todos os Açores".

4.2022- Sfcolab - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura instala os primeiros SOFIS  nas vinhas dos Biscoitos, na Ilha Terceira.

5.2022- Tal como em 2021 de registar a grande quebra de produção de uva na Ilha do Pico .

6.2022-Acontece a “Roda de Viola - Encontro de Tocadores de Viola da ilha Terceira”, na sede do GBCRT- Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, na Ladeira de S. Bento, Angra do Heroísmo.

7.1960- Luís Manuel Mendes Brum é matriculado no "Colégio Angrense" (Rua de Santo Espírito /Angra do Heroísmo) do Tenente Agostinho Vieira d'Areia.

8.2017- Tal como aconteceu no ano 2016, a produção de uva na ilha do Pico regista uma quebra superior a 80% devido ás intempéries climáticas.

9.2013-Quebra de 58% na produção de uva na Ilha do Pico devido ás intempéries climáticas.

10.2014- Nos Açores as uvas este ano foram colhidas num estado sanitário bastante fraco, apesar da grande quantidade. 

"As vindimas este ano foram bastante atípicas porque choveu imenso. Praticamente todos os dias choveu, e as uvas brancas foram as que sofreram bastante, apresentando um estado sanitário bastante fraco, muita podridão, apesar de não estarem completamente maduras", disse   Paulo Machado, presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRA). 

11.1850-Vinda de Lisboa encontra-se no porto da Horta a Chalupa "Quilha de Ferro".

12.2018- Decorre na Ilha Terceira  (Angra do Heroísmo) e na Ilha de S. Miguel (Lagoa) o XIII  Encontro Regional de Educação Ambiental e o Seminário Eco-Escolas.

13. 1967 - Começam as obras da sede da 1967 da  Filarmónica "Euterpe" da freguesia de Castelo Branco, Ilha do Faial. 

14.1986-É constituído como associação, por escritura pública no Cartório de Angra do Heroísmo, o Grupo de Baile de Canção Regional Terceirense.

15.2015- Abre na Galeria do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em Angra do Heroísmo, a Exposição de Fotografia “Pensar a Cidade – património edificado em risco na cidade de Ponta Delgada”.

16.2021- A produção de vinhos da ilha do Pico é considerada “catastrófica”, devido às más condições climatéricas, em especial da tempestade “Lola”.

17.2008- Falece, em Angra do Heroísmo, o ilustre açoriano Carlos Manuel Corvelo Pereira Rodrigues, jornalista, docente universitário, empresário e Confrade da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos (ilha Terceira). Um Homem Bom.

18. 1997- Carlos Corvelo Rodrigues, actual membro do Governo dos Açores, é investido Confrade da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. 

Durante o almoço de confraternização no Restaurante "Adega Lusitânia", em Angra do Heroísmo, cantou o Verdelho dos Biscoitos » aqui

19.1973- A E.V.T. - Empresa de Viação Terceirense eleva para 30% o desconto a estudantes  do ensino secundário de Angra do Heroísmo e  Praia da Vitória nas carreiras urbanas e interurbanas

20.1878- O padre Francisco Machado Vieira Sozinho celebra a sua Missa Nova na Igreja do Curato da Feteira, concelho de Angra do Heroísmo, sendo apadrinhado pelo Conde da Praia da Vitória e Manuel Luís Parreira.

21.2022-Toma posse o novo Conselho de Administração da Escola do Mar dos Açores: Presidente do Conselho de Administração Ana Simões, licenciada em Gestão, Ana Rodrigues, licenciada em Ensino, como Diretora-Executiva, e Francisco Monteiro da Silva, licenciado em Direito, como vogal do Conselho de Administração.

22.1973- O petroleiro inglês " Arianta" que se encontrava encalhado no porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, com a subida da maré "safou-se pelos próprios meios".

23.2022- Último dia da exposição  “A (Minha) Viagem” da autoria do fotógrafo picoense Pedro Silva,no Palácio dos Capitães-Generais em Angra do Heroísmo.

24.1897-Nasce na Freguesia de Fontinhas Manuel Gonçalves Toledo Brum (Casa Agrícola Brum-AQUI).

25.1973- A jovem  angrense Maria Cecília Rodrigues é levada por uma onda de mar quando se encontrava a pescar, com amigas, na freguesia da Serreta. Cecília Rodrigues trabalhava na  Estalagem da Serreta.

No dia 6 de Julho p.p. Maria Cecília fez parte da expedição que  "Os Montanheiros"  realizaram na "Gruta dos Balcões" na freguesia de Biscoitos, concelho de Praia da Vitória. 

26.2022, É inaugurada no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo a

Exposição Comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

27.1995- É fundado em Angra do Heroísmo  "Angra Iate Clube",  Instituição de Utilidade Publica.

27.2022- Participantes do " IV Encontro Boas Práticas Museológicas: Interconexão entre museus insulares Açores, Madeira e Canárias" visitam o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum na fregueisa de Biscoitos, concelho de Praia da Vitória.

28.2022- Abre o "Outono Vivo 2022" na Academia de Juventude e das Artes e no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

29. 2022- Termina  o" IV Encontro Boas Práticas Museológicas: Interconexão entre museus insulares Açores, Madeira e Canárias".

Uma iniciativa do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT), CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores e da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, que decorreu na Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.

30-1973- O corpo da jovem Maria Cecília Rodrigues, que no passado dia 25 foi levada por uma traiçoeira onda de mar na freguesia da Serreta, aparece defronte da freguesia de S. Mateus,concelho de Angra do Heroísmo, realizando-se  de seguida o funeral.

Maria Cecília Rodrigues morava na Rua D. Afonso VI (Rua dos Canos Verdes) freguesia da Sé, Angra do Heroísmo.

31.2021 - Encerra na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo a Exposição de Aguarela de Helena Vitorino - “Um Céu de Janelas” .

 


Fontes: A União;Revista Verdelho; Agência lusa; O.C.S.-Órgãos de Comunicação Social 


Sem comentários: