quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - FEVEREIRO (15)

10 de Fevereiro de 1965- Falece na Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo, o pastor de gado bravo e cantador e improvisador José Martins Pereira "José da Lata". Era natural de Cinco Ribeiras (Ilha Terceira)
Foto: Álvaro de Castro Meneses/ Arquivo: Luís Brum - Regatos, freguesia de S. Bartolomeu , concelho de Angra do Heroísmo. Cantoria na matança dum porco.

1.1879-A Freguesia de Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, passa a Paróquia independente, com Carta de erecção do Bispo de Angra, D. João Maria Pereira d’Amaral e Pimentel.

2.2022- O 132.º aniversário da Casa Agrícola Brum é celebrado com a nova apresentação do carismático vinho branco, ‘DA Resistência’...

3.2021-O navio de cruzeiro Ventura está no porto da Praia da Vitória

4.1844- Vindo de Stockholm encontra-se no poto da Horta o o brigue sueco Ariel

5.1870-É fundado na cidade de Ponta Delgada o Diário dos Açores.

6.1974-O Eng. António Clemente Costa Santos gerente da Fábrica de Tabacos Micaelense encontra-se  na ilha Terceira a fim de visitar os depositários locais e distribuidores.

7.1974-Motoristas da praça de Angra pedem nova tabela de preços devido ao aumento do preço dos combustíveis.

8.2022- Maria Inês Arruda, aluna da Escola de Formação Turística e Hoteleira, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, é a vencedora na categoria ‘Barman Inter’ do concurso nacional Jovem Talento de Gastronomia 2021. Durante a competição, a aluna, que teve 25 minutos para criar dois ‘cocktails’ distintos, decidiu apresentar e utilizar no seu Twist (do Negroni), o vinho licoroso ‘Chico Maria’ (meio seco) da Casa Agrícola Brum (Ilha Terceira). 

8.2022- A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprova, por unanimidade, a criação do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores(IVVA).O laboratório de enologia vai ser integrado no IVVA.

9.2022-O navio de cruzeiro AIDAsol  dá entrada no porto oceânico da Praia da Vitória,

10.2015- Intervenção e Voto de Saudação do Deputado do Partido Socialista Nuno Meneses pelo 125.º Aniversário da Casa Agrícola Brum na Assembleia Legislativa da Região autónoma dos Açores »aqui

11.1974- A gerência da Fábrica TERCON (Ilha Terceira) entrega à corporação de Bombeiros desta cidade dez mil escudos. "Gesto que define o reconhecimento pela maneira eficiente e pronta como os soldados da paz intervieram no recente incêndio que deflagrou nas  instalações industriais daquela firma".

12.1965-É inaugurado na cidade de Ponta Delgada, o Hotel São Pedro.

13.1974-A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo encomendam um novo "pronto-socorro" dotado de todos os modernos requisitos, com capacidade de três mil litros de água. O custo da viatura é de 650 mil escudos.

14.1974-Chega a Angra do Heroísmo o popular cantor e artista de cinema Tony de Matos, Actuará na Recreio dos Artistas.

15.1974- Realiza-se na Academia Musical da Ilha Terceira um concerto de piano pela artista Anne McCallson. A entrada é livre. Foram convidados todos os professores e alunos do Liceu, bem como os sócios da Academia.

16. 2014- Realiza-se no Centro Comunitário Padre João Caetano Flores, na Ribeira Chã, concelho de Lagoa, Ilha de S. Miguel, o Festival das Malassadas.

17.1974-O Clube de Oficiais (Base Aérea N.º4) Lajes, Ilha Terceira, Tem novos corpos sociais: Direcção -Belmiro Martins da Silveira, Fernando Manuel de Azevedo Graça, e Óscar José Mascarenhas. Substitutos- Jorge de Freitas Ferreira de Gouveia, Humberto Fernando do Botelho Machado e Orlando Maria Trindade. Conselho Fiscal -Victor Martins Costa, Filipe Loureiro da Costa , e Jorge Carlos Diniz.  

18.2022- Abre ao público no Museu Francisco de Lacerda, Ilha de S. Jorge, a exposição "Tocadores, por Pieter Adriaans”.

19.1952- 1952- Vai a concurso a obra da estrada entre a Ribeira Grande e Fajã Grande na Ilha das Flores. 

20.1962- Encontra-se na baía de Angra do Heroísmo o navio Girão.

21.1973- É inaugurado em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, o busto do Conselheiro Luís Bettencourt.

22.2022-Encontra-se na Ilha Terceira a Arquitectuna - Tuna Académica da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

23.2022 – O Dr. José Arruda (secretário-geral da AMPV) apresenta o livro ‘Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal’, editado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no espaço museográfico da Casa Agrícola Brum, freguesia de Biscoitos, concelho de Praia da Vitória.

Na apresentação, além do secretário-geral da AMPV, José Arruda, estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória, Vânia Ferreira; o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura; a Directora Regional do Desenvolvimento Rural, Emiliana Silva; a vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim; as vereadoras da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa e Otília Martins; o representante da Vitivinicultura da Ilha Terceira, Miguel Amorim; representante da Junta de Freguesia dos Biscoitos; representantes da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos; representante da Casa Agrícola Brum; produtores de vinho locais.

24.1843- Nasce em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel) Teófilo de Braga. 

25. 1952- A Vivenda José Mendes, À Cruz das Duas Ribeiras, na Freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos, concelho de Angra do Heroísmo, vende bananas a 3$50 cada quilo.

26.2022-É inaugurado pelo presidente de Junta da Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieria, o parque infantil “Rabo de Peixe dos Pequeninos”.

27.1848-Encontra-se ao largo da Horta o vapor inglês Clyde.

28.2022- É registado, na Ilha Terceira, um sismo com magnitude 2,0 -Richter, com epicentro a cerca de 6 km a SW da freguesia de Agualva, ilha Terceira.

Fontes: Revista Verdelho n.º 6 ano 2001 da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, Ilha Terceira; A União 1974,Bruno Raposo, critico de vinhos .

Sem comentários: