domingo, 2 de fevereiro de 2020

Casa Agrícola Brum 130.º Aniversário





CASA AGRÍCOLA BRUM - Hoje - 130.º Aniversário

2 de Fevereiro de 1890 - 2 de Fevereiro de 2020



Administrada pela quinta Geração dos Brum esta empresa continua a laborar no campo da vitivinicultura. Fundada por Francisco Maria Brum(1)  em 1890, na  Casa das Fontinhas, sete anos depois muda-se para os Biscoitos, onde principiara um importante trabalho de reconversão da vinha com puas vindas de pés francos recolhidos, inicialmente, no Porto Martins e na Caldeira das Lajes, que foram enxertadas em bacelos vindos do Continente, os chamados localmente “resistentes” ao filoxera. Homem de espírito dinâmico e sem esmorecimento perante adversidades recuperou vastas áreas de biscoito que ia adquirindo para implantação de novas cepas.

Manuel Gonçalves Toledo Brum seguiu as pisadas do pai e constrói nova adega cujo filho, Fernando Linhares Brum, não fugindo à regra dos antecessores, com produção acrescida, dota a Casa com adequadas infraestruturas ao contexto então vivido. Reconhecendo e louvado o seu esforço e empenho como empresário, em 1987, o Presidente da República Portuguesa Doutor Mário Soares, em 10 de Junho, atribuiu o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe de Mérito Agrícola) a Fernando Brum.

À frente dos destinos da Casa Agrícola Brum Lda. dedicando-se aos campos da Agricultura, Pecuária e Silvicultura, Luís Mendes Brum sempre privilegiou o desenvolvimento da vitivinicultura, área que domina com grande à vontade levando tal como os seus antecessores a modernizar uma das adegas destinadas a vinhos tranquilos, com equipamentos vindos da Itália. Procedendo ao lançamento do branco “Donatário” hoje uma referência no vinho dos Açores assim como o “Da Resistência”. Aquando da passagem do testemunho aos seus filhos, em Dezembro de 2007, foi apresentado o branco “Ramo Grande”. No dia do centenário da empresa a Casa Brum abriu ao público o Museu do Vinho (dos Biscoitos). Foi mais um alto serviço prestado a nível regional e nacional, recebendo anualmente milhares de visitantes. Como espaço cultural ao serviço da população, vem disponibilizando as suas instalações para a Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos para outras acções culturais. Luís Mendes Brum foi o principal impulsionador do movimento que levou à criação da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. Os vinhos desta Casa Agrícola são elaborados com base na casta Verdelho dos Açores, como os generosos "Brum"eChico Maria”(Seco, Meio – Seco e Doce)  em homenagem ao seu fundador e os tranquilos “Donatário”, “Da Resistência” e “Ramo Grande.

Luís Fernando Pinheiro Brum e Maria Cristina Pinheiro Brum são actualmente os responsáveis por esta Casa Agrícola   (2)  que a 2 de Fevereiro p.f.(ano 2000) completará 119 anos de actividade. Pensamos ser um caso raro a quinta geração da mesma família, no domínio duma empresa deste tipo nos Açores.

Nota: As referências à Casa Agrícola Brum foram bebidas na Revista Verdelho , página 6 a 7. Ano 2000


(1) Quando o filoxera, atila da vitivinicultura prosseguindo na sua marcha devastadora, assentou arrais nos Biscoitos da ilha Terceira, a vinha era a principal riqueza desta região.
Passados alguns anos de desânimo Francisco Maria Brum empreendeu uma luta difícil de reconstituição. Luta porfiada e enérgica.
Chico Maria, foi inclusive na altura apodado de doido por aqueles que, nestas alturas se destacam por condenarem aquilo que geralmente não entendem ou simplesmente por estarem ao serviço dos agitadores. A inveja como o ciúme de mérito alheio acusou a mediocridade dos mesmos.
Chico Maria, a esses respondeu apenas com o sucesso de uma reconversão. Para se ser bem sucedido, não é sempre a habilidade que é necessária, nem o desejo, é a perseverança.

.../...

(2) Não cabe às pequenas empresas privadas (independentes) e principalmente à Casa Agrícola Brum despender tempo em controvérsias inúteis, nem com inventivas contra quem quer que seja, ou sequer em naturais incriminações aos que porventura hajam concorrido para a agudeza dos ataques vindos de uma trincheira, quiçá de deprimentes e complexados inimigos... .../...

.../...


Legenda da foto: A casa das Fontinhas. Não aparece a eira com palheiro, nem a adega. 

.../...e para além da casa, das alfaias  relacionadas com a lavoura/pecuária/silvicultura/vitivinicultura juntar as reservas do museu do vinho? Ou... quiçá, deslocalizar (libertar) o actual Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum (em Biscoitos) e assim melhor interpretar a casa mãe da Casa Agrícola Brum...  .../...


     PARA LER MAIS  CLICAR NAS LETRAS AMARELAS (  links).                                                                     
*****

FAMILIAS VINTAGE / FAMILIA BRUM video aqui

Trabalho da jornalista e coordenadora da SIC Porto, Lúcia Gonçalves e   Joaquim Gomes.

Famílias Vintage é uma série de reportagens que conta a história das gentes que há gerações imprimem a sua marca no setor do vinho em Portugal. Um lado desconhecido de um esforço com muitas emoções à mistura. Atravessamos o país e descobrimos provas de devoção e paixão por lugares e um património natural.
In Famílias Vintage



ÚLTIMA HORA

Apareceu o irmão do Brum certificado ...aqui


2 comentários:

Luís Henriques disse...

Confesso, do fundo da minha ignorância, que não sabia que esta belíssima casa que se avista na aproximação à Praia da Vitória é a Casa Brum. Votos de um feliz aniversário e prosperidade para o futuro.

Bagos disse...

Muito obrigado.