quarta-feira, 2 de outubro de 2019

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - OUTUBRO (11)

Angra do Heroísmo (Praça Velha) Cortejo Cívico 27/10/1907 

1. 1672- É benzida a Igreja de Nossa senhora da Guia (Angra do Heroísmo).

2.1855- É iniciado o actual edifício do Teatro Angrense.

3. 2017- O espectáculo Os amores encardidos de Padi e Balbina - uma dúbia estória do Revenge, da companhia açoriana Cães do Mar, apresenta-se no âmbito do Festival Internacional de Teatro da Póvoa de Varzim - VIII edição a convite do Varzim Teatro.

4.2017- Novo êxito, desta vez “A Viola Que Nos TocaII” no Teatro Micaelense, cidade de Ponta Delgada.

5.1986- Falece, a amanhar a sua horta, junto à sua residência, Às Duas Ribeiras, freguesia de S. Bartolomeu, o incansável agricultor e comerciante Manuel Pestana Velosa, com mercearia e líquidos. Pessoa muito popular, assim como os queijos de cabra da sua lavra, os Queijos do Velosa. Manuel Pestana Velosa foi um exímio jogador de futebol, tendo ingressado na equipa do S. C. Lusitânia, razão principal da sua vinda da ilha da Madeira, sua terra natal. 

6.1849- É aprovada a criação da Caixa económica de Angra do Heroísmo.

7.1993- Decorre na ilha Terceira um curso de Barmen orientado pelo conhecido Escanção Joaquim Henrique Santos, organizado pela sub-delegação da Associação de Barmen de Portugal.

8.1891- É extinta, em Angra do Heroísmo) a Escola de Desenho Industrial e Oficinas Anexas.(voltando ao activo em 1899).

9.1993- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos faz-se representar na cerimónia de entronização de Confrades Enófilos do Dão, cerimónia que decorre em Viseu.

10. 2017- Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores visitam a adega da Casa Agrícola Brum.

11.2000- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos está representada pela confreira irmã Irene Ataíde na cerimónia de entronização de novos membros da Confraria dos Enófilos do Alentejo que se realiza em Évora, cidade irmã de Angra do Heroísmo.

12.2017- É apresentado pelo Dr. António Maria de Ornelas Mendes, na casa dos Açores em Lisboa, o livro da autoria do Dr. Jorge Forjaz “DART Uma família irlandesa nos Açores e no Mundo”.

13.1994-“Presente o Auto de Recepção Definitiva da Obra de Consolidação e Restauro do Teatro Angrense. Ifase, adjudicada à firma Mouceli – Construtores Civis, Industriais e de Obras Públicas, Lda., tendo a Comissão concluído, após a respectiva vistoria, que a mesma foi executada de acordo com o projecto aprovado. A Câmara (Municipal de Angra do Heroísmo) deliberou por unanimidade, considerar a obra recebida definitivamente e mandar libertar a respectiva caução”.

14.1951- É inaugurado, em S. Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo, o monumento a Francisco Ferreira Drumond. (desenho do artista angrense Maduro Dias).

15.2003- É inaugurado na cidade de Ponta Delgada o centro comercial Parque Atlântico.

16.1808- É sagrada a Sé Catedral de São salvador (Angra do Heroísmo).

17.1994- A Comissão do Império da Caridade, do Bairro do Corpo Santo, em Angra do Heroísmo, solicita à edilidade angrense um subsídio que ajude a fazer face às despesas com as comemorações do primeiro centenário daquele Império. A Câmara Municipal delibera, por unanimidade, informar que oportunamente assumirá o encargo com as despesas do acontecimento até ao montante de 50.000$00, atendendo ao centenário a comemorar.

18. 1997- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos realiza a IV Investidura de Confrades, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

19.1928- Nasce na ilha Terceira Salvador Dutra Vieira. Foi um dos famosos capinhas das touradas à corda.

20. 2018 – Decorre na Ilha de São Miguel o Wine in Azores.

21.1994- A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo delibera, por unanimidade, conceder um subsídio no valor de 25.000$00 destinado à equipa Organizadora da Festa de São Tomás de Aquino.

22. 1994- Realiza-se um concerto no Teatro Angrense pelo Pianista Compositor Jorge Peixinho.

23. 1910 - É nomeado Reitor da Universidade de Coimbra o faialense, natural da cidade da Horta, Manuel de Arriaga Brum da Silveira.

24.1972- Ruiu a Ermida de Santa Catarina de Alexandria, freguesia de São Pedro, Angra do Heroísmo.

25. 1982- É fundada na Ilha de São Jorge a Casa do Povo do Norte Pequeno .

26.2014- Termina na cidade de Ponta Delgada o  Wine in Azores 

27. 2017-Durante a estada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, oferece um jantar no  Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
Durante o brinde, com um "Chico Maria" da adega da Casa Agrícola Brum (Biscoitos-ilha Terceira) Marcelo Rebelo de Sousa brinda ao futuro do País e, “por conseguinte, também ao futuro e à prosperidade dos Açores e dos açorianos”.

28. 1919- Falece em Angra do Heroísmo (às 15h00) com 62 anos José da Silva Maya, bacharel em direito, professor e fotógrafo amador.

29. 2017- A companhia terceirense Cães do Mar apresenta no Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória, a sua primeira criação, "Os amores de Padi e Balbina: uma dúbia história do Revenge".

30. 2009- O Professor José João Angeiras e o Mestre-adegueiro António Fernando Espínola Godinho dão uma aula na Adega da Casa Agrícola Brum Lda. (Museu do Vinho) a dez alunos da turma H 2 (1º turno) do Curso Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Fonte: Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira”; Boletim Municipal CMAH, Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira Vol.XLIX  e “Almanaque Açores”.


Sem comentários: