sábado, 1 de dezembro de 2018

Efemérides Açorianas Dezembro (10)

Angra do Heroísmo – Alçado principal da nova sede de “Os Montanheiros”.

1.1985- É lançada a primeira pedra da sede social de “Os Montanheiros” – Sociedade de Exploração Espeleológica, no local onde existiu a casa onde morou o Dr. Joaquim Vaz Côrte-Real e que o sismo de 1 de Janeiro de 1980 arruinara (o alçado principal é somente uma réplica.)

2.2012- Abre no Museu de Angra do Heroísmo a exposição “Formas do Contemporâneo”  na ”Sala Dacosta”. 

3.1893 - Sai a primeira edição do jornal “A União” fundado, na cidade de Angra do Heroísmo, por Manuel Vieira Mendes da Silva e seu director, acompanhado por escol de colaboradores como consta no cabeçalho daquele vespertino: Alfredo Mesquita, Dr. Alfredo da Silva Sampaio, Dr. António da Fonseca Carvão, Francisco de Azevedo Cabral, Frederico Lopes, vigário José Alves da Silva, José Joaquim dos Reis e Teotónio Paim de Ornelas Bruges.

4.1924- É fundada na Vila da Calheta a Companhia Calhetense de Electricidade.

5.2008- Tem início na sala do capítulo , no Museu de Angra do Heroísmo, a Mostra de desenhos pertencentes a Natália Correia e Dórdio Guimarães.

6.2016- O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, visita a Cooperativa Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, em Ponta Delgada.

7.2016- Um grupo de idosos do Centro Comunitário da Terra Chã visita na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro a Exposição de Presépios, da coleção de Duarte Rosa.

8. 1982- Comemora-se a inauguração dos 10 KWS da Rádio Clube de Angra, brindado com um BISCOITOS D’HONRA…

9. 1079- É é colocada a primeira pedra da Casa do Povo do Pico da Pedra, ilha de S. Miguel.

10.2016- Encerra na galeria do Instituto Açoriano de Cultura, em Angra do Heroísmo, a Exposição de Fotografia- Uma Homenagem aos Últimos Heróis Portugueses da Pesca do Bacalhau.

11. 1999 – Encerra no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo uma exposição de Pintura de Enrique Valero, residente e com atelier em Madrid. O Mestre Enrique Valero viveu muitos anos na Ilha Terceira.

12.1971- Desde do passado dia 10 até dia 15 pf 10-15  a ligação TAP -Lisboa-New York passa a a fazer escala  no aeroporto das Lajes em vez do da ilha de Santa Maria.

13.1993- A Divisão de Cadastro Vitícola do IVV- Instituto da Vinha e do Vinho apresenta a Lista Nacional onde se encontra registada a casta Terrantez da Terceira.

14.1971- Durante a cimeira Nixon/Pompidou/Marcelo Caetano, realizada na ilha Terceira, o director da United Press International, Aldo Tripinni, refere que o ícone da gastronomia da gastronomia daquela Ilha, a Alcatra: “É uma sinfonia de sabores e de perfumes”. Durante a cimeira foram servidos vinhos dos Biscoitos da casta  “Verdelho”  de Manuel Maria Brum (Casa Agrícola Brum); Linhares dos Santos e vinho tinto da casta “Ramisco” de Luís Lima.

15. 2012- Termina em Ponta Delgada o Colóquio Internacional “Territórios e Dinâmicas Imperiais”.

16.1957- A Orquestra Filarmónica de Angra actua no Salão teatro Praiense.

17.1981- É fundada a Filarmónica Recreio de São Lázaro, freguesia do Norte Pequeno, Ilha de São Jorge.

18.1991- A Divisão de Obras da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo chama a atenção do munícipe : “se  vai ampliar a sua moradia ou qualquer outro tipo de edifício, não pretenda introduzir coberturas, chaminés, portas janelas ou qualquer outro elemento arquitecónico, que seja estranho ao edifício existente. A procura da harmonia do conjunto, poderá ser apoiada pela consulta, no seguinte horário: quita-feira das 14.30 às 17.00 – sexta-feira das 09.30 às 12,00. Já pensou o que seria UMA VACA COM PATAS DE COELHO”.

19.1991- A Divisão de Obras da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo chama a atenção do munícipe : “Se possui um estabelecimento comercial e pretende dotá-lo com qualquer tipo de toldo, ou de anúncio luminoso não tome essa iniciativa sem nos contactar. Evitará assim afugentar a clientela, a longo prazo, por destruição, ou subaproveitamento, do recurso turístico, que constitui o nosso património arquitetónico.”

20.1994- É inaugurada no Palácio dos Capitães Generais , em Angra do Heroísmo, a Exposição “Brincadeiras – Brincar, aprender, conviver...”.

21.2016-O Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, apresenta no Núcleo de Santo André daquela cidade, o catálogo do circuito de História Natural. Patente uma exposição sendo a mesma visitada na companhia do coordenador da coleção, João Paulo Constância.

22.1983- O Grupo 52 da Associação dos escoteiros de Portugal, reúne-se em convívio natalício. 

23. 2016- The Big Muffin Orchestra actua na Praça Velha , em Angra do Heroísmo.

24.1983- Integrada no programa festivo do seu vigésimo aniversário “Os Montanheiros”,, organizou a tradicional Missa do Galo, na Guta do Natal,(interior da ilha Terceira), sendo baptizado o neófito Luís Miguel. No final foi servido um abundante e adorado cozido à portuguesa convencionada nas fumarolas das “Furnas do Enxofre”.

25.2016-  Aviso amarelo, devido à chuva forte para os grupos central e oriental dos Açores.  

26. 2016- Falece  o guitarrista e fadista José Pracana,  natural da ilha de  S. Miguel.

27. 2008 - Michail Kuznetsov, director da União de Desenvolvimento de Cidades Cientificas, na Rússia, e Margarita Kostikova, Vice-Presidente do movimento político “União Social Democrata”, visita o Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum.

28.1991- O Dr.António José Nabais, em “Subsídios para o Estudo do Património Industrial na Região Autónoma dos Açores” destaca”Nos Biscoitos existe um Museu do Vinho, recentemente inaugurado nos antigos espaços de fabrico do vinho (particular da Casa Brum, mas aberto ao público); possui uma notável colecção de objectos vitivinícolas e um programa bem concebido; de grande valor didático e cientifico e de interesse turístico (...)”.

29.2016- A  Rumbo Agência de Viagens tem  disposição um bilhete de avião de Lisboa para Ponta Delgada por 25 euros. Preço para deslocação no dia 10 e 11 de Janeiro de 2017.

30.2016-  Os agricultores dos Açores que se candidataram às ajudas e prémios do POSEI vão recebem  um valor global de cerca de 20 milhões de euros, anuncia  o  Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

31. 1946- É colocado definitivamente o busto do Rei de Portugal no Largo Prior do Crato, em Angra do Heroísmo, fundido em alumínio puro, sendo utilizado material do primeiro avião que durante a última guerra caiu na Ilha Terceira. O busto pesa 255 quilos e tem de altura 1m, 20 cm e de largo 0m, 85 cm. A sua execução obteve-se na Fábrica de Fundição Terceirense, dirigida por António Paula de Azevedo Soares. (a 6 de Abril de 1941 inaugurou-se oficialmente a urbanização do Largo. Por diversas dificuldades, não foi viável a Maduro Dias, o artista que se incumbiu daquela obra, que o busto do Rei fosse ali colocado, definitivamente, como se decidira, sendo por isso utilizado, a título provisório, um modelo de material menos consistente, até se tornar possível a sua substituição).

 Fonte: Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira”; Boletim Municipal CMAH, Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira Vol.XLIX  e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: