sexta-feira, 1 de junho de 2018

Efemérides Açorianas - Junho (10)


Évora – 29/06/2000- Na prova do vinho Pêra Manca, colheita 1998: Carmelo Aires, Cândida Vacas de Carvalho; Clara Roque do Vale; Luís Mendes Brum e Miguel Amorim.

1.2014- O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, inaugura  a requalificação das margens da Lagoa das Sete Cidades, um investimento superior a quatro milhões de euros.

2. 1967- O navio/tanque alemão ESSBERGER CHEMIST, a sul dos Açores, transportando álcool e acetona,  parte em dois na rota Roterdão/Trinidad.

3. 2000- A Casa Agrícola Brum, com sede na freguesia dos Biscoitos- ilha Terceira, oferece, nas suas instalações, um jantar á delegação da Colegiada dos Enófilos de S. Vicente, associação enófila com sede em Lisboa. 

4.1931- É Sagrada a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador na Cidade da Horta.

5.2015- O Grupo de Teatro a Jangada volta ao palco do auditório do Museu Municipal de Santa Cruz, ilha das Flores com a revista à portuguesa “Esta Paródia é uma Festa”.

6.1898- É criado o logotipo da Fábrica de cervejas Melo Abreu, em Ponta Delgada.

7.1997- O Ministro da Agricultura de S. Tomé visita o Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum.

8.1980- O S. C. Lusitânia é o 1.º Clube dos Açores a chegar ao campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

9.1999- O Prof. João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, profere uma palestra aos alunos da Escola Básica/Jardim de Infância do Porto Judeu, ilha Terceira: "Recursos Marinhos Vivos dos Açores".

10.1880- É inaugurado o Museu Carlos Machado em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

11.1950- Começa a funcionar num dos Ilhéus das Formigas o Farol Automático. Torre: 15 metros de altura. A luz tem um alcance de 21 milhas.

12.2010- Abre na Carmina Galeria -24 Horas Sobre Papel- uma exposição do artista plástico, natural da ilha Terceira, José Lúcio Lima, professor do Departamento Têxtil da Escola de Artes António Arroio.

13.1838-  vindo de New Bedford chega à Horta o brigue  Peri de nacionalidade americana.

14. 2007- Scrmshaw Tour of Azores Islands visita o porto baleeiro da freguesia dos Biscoitos e o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum A dirigir o grupo de 24 pessoas, esteve o conhecido açoriano da ilha das Flores João Vieira Gomes, investigador, escritor, ocupando actualmente o cargo de consultor no New Bedford Whaling Museum.

15.1984- Desde de ontem que os alunos do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo apresentam em público os resultados dos trabalhos do ano lectivo referentes às classes de Ballet, Canto, Flauta, Iniciação Musical, Piano, Viola regional e Violino.

16.2016- Tem inicio, no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala do Capítulo, a reportagem fotográfica LISBOA|PEQUIM|LISBOA, da autoria de Pepe Brix, que documenta a expedição de três motards portugueses de Lisboa à China, passando por 19 países, numa viagem que ligou a costa atlântica portuguesa à costa pacífica chinesa.

17.2011- Reúne em Assembleia Geral o Sindicato dos Pescadores da Ilha Terceira, com sede na Rua de Jesus 57/58 , Angra do Heroísmo.

18.1999- Abertura da Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo.

19.1996- A confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos está presente na cerimónia de investidura da LASVIN- Liga dos Amigos da Saúde do Vinho e Nutrição, que se realiza no Palácio da Bolsa- Porto.

20.1996- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos participa, na cidade do Porto, no Simpósio Internacional “Benefícios do Vinho, Malefícios do Álcool”.

21.1986- Chega à ilha Terceira o novo Ministro da Republica para os Açores, Brigadeiro Vasco Rocha Vieira.


23.1933- É aberta em Vila franca do Campo na ilha de S. Miguel, a Esplanada YoYo Cinema.

24. 2012- O lajense, da ilha Tercedira, Adelino Paim de Lima Andrade, lança em Angra do Heroísmo o seu primeiro trabalho em livro que é apresentado pelo Dr. Artur da Cunha Oliveira.

25.1975- A fragata João Belo, que foi atribuída ao Comando Naval de Ponta Delgada, termina a sua Missão nos Açores.

26.1994- Uma delegação de Tulare constituída por 34 pessoas, incluindo o Mayor daquela cidade, Claude Retherford, é obsequiada na Quinta da Nasce Água – Vinha Brava. 

27.2011- Tem início no Auditório da Universidade dos Açores – Campus de Angra do Heroísmo, as Jornadas de Preservação dos Recursos Fitogenéticos.

28.2016- Visita nos Biscoitos a adega e Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum Valeria Zeferino conhecida crítica de vinhos e jornalista jornal mensal russo "Vinnaya Karta", para o qual escreve sobre os vinhos e a gastronomia Portuguesa.

29.2000- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos faz-se representar em Évora (cidade irmã de Angra do Heroísmo) na entrega dos prémios do IX Concurso – Os Melhores Vinhos do Alentejo; na Exposição “A Talha e a Sertã” (Museu do Artesanato); Lançamento do Livro “A Alimentação e os Vinhos na Gastronomia do Alentejo”, entre outros eventos.

30. 1934- É inaugurada na cidade da Horta a Sociedade Amor da Pátria, no local onde anteriormente existiu o Solar do Morgado Manuel Maria Terra Brum e que fora consumido por um forte incêndio. 

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: