terça-feira, 1 de maio de 2018

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - MAIO (10)

Marcolino Candeias 
 Director da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo

1. 2016- Falece em Angra do Heroísmo, o poeta Marcolino Candeias. Uma referência das Letras e da Cultura açoriana.

2.1889- Encontra-se na ilha de S. Jorge a chalupa francesa “Alexandre”.

3.1881- Falece o ilustre faialense Duque de Ávila e Bolama (António José de Ávila).

4.1971- O navio Horta atraca pela primeira vez ao Cais do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Este navio foi fretado pela Empresa Insulana de Navegação- E.I.N. desde Janeiro do corrente mês. Foi construído em 1949 (ton: 2.586-comprimento 100,7 – pontal 4,81. É comandado por Raúl Bastos. A marcha de  travagem foi efectuada pelo piloto-mor da baía, João Lucas da Silva. Carregou 17 toneladas de leite em pó da fábrica UNICOL.

5.1840- Vindo de Cabo Verde dá entrada no porto da Horta o brigue escuna portuguesa Faro.

6.1791- François René Auguste de Chateaubriand desembarca na Ilha Graciosa.

7.2017- Termina no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo o Wine in Azores.

8.1949- É inaugurado o Mercado Agrícola em Vila Franca do Campo.

9.1996- O Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã (Lagoa / Ilha de São Miguel) atribui o Diploma de Sócio Honorário a Luís Mendes Brum.

10.1877- A Mercearia Alves  sita à Rua da Sé, em Angra do Heroísmo 93/95, tem para novidades em ferros de engomar americanos, candeeiros para petróleo de todas as qualidades e tamanhos. Vidros para os mesmos. Máquinas de debulhar milho e todo o géneros próprios de mercearia.

11. 1976- Abre o “Snack – Bar Europa à Praça da Republica na cidade da Horta.

12.1976- Encontra-se no porto de Ponta Delgada o navio de cruzeiros Camberra,com 1.650 passageiros.

13.2016- É apresentado em Angra do Heroísmo o livro, de Pedro Beltrão, “As Duas Condessas”.

14.1898- Melo de Abreu abre em Ponta Delgada uma nova cervejaria.

15.2016- Termina o prazo para o concurso da letra e orquestração da Marcha Oficial das Festas da Praia da Vitória.

16.2016- Derradeiro dia das festas do Império da Rua do Conde, em Angra do Heroísmo.

17.1903- Nasce em Angra do Heroísmo a poetisa Adelaide Sodré.

18. 2016- A freguesia da Ribeira Chã, ilha de S. Miguel, celebra o seu quinquagésimo aniversário de elevação a freguesia. Durante a cerimónia são homenageados os ex-presidentes de junta daquela freguesia, José Lourenço, Eduardo Bento, Germano Couto, João Galego e Albertina Oliveira. Serão, assim como o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, o Padre João Caetano Flores e o Manuel Clemente de Almeida. 
A sessão solene termina com um convívio e um brinde com um Verdelho de Honra (da Casa Agrícola Brum da Ilha Terceira) ao som do grupo "Violas da Terra".

19.2017-  A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro deu a conhecer as suas novas instalações a duas turmas do 6º ano da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo.

20.2016- Numa organização da Academia Portuguesa de Ex-Líbris, Circulo de estudios Bibliográficos y Exlibrísticos de Madrid e da Associación Andaluza de exlibristas  tem início na Sociedade de Geografia de Lisboa o I Seminário Ibérico de Ex-Líbris – Entre a Imagem e a Palavra – História  e cientificidade. Na exposição novos Ex-líbris Açorianos e três mais antigos, quase desconhecidos.  Na sessão de abertura a Academia Portuguesa de Ex-Líbris entrega a Medalha de Mérito e respectivo Diploma ao ilustre açoriano Jácome de Bruges Bettencourt.

21.1966- É recebido na Câmara Municipal da Vila das Velas o Núncio Apostólico em Portugal, Monsenhor Maximiliano de Furstenberg.

22.2016- Realiza-se a Coroação do Império dos Quatro Cantos na Sé Catedral d’Angra.

23.1993- Os Confrades das Confrarias madrinhas da do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, Eng.º Fernando Lemos Moura (Confraria do Vinho Verde) e o Dr. Constantino Lopes Palma (Confraria do Vinho da Madeira) presidente do Instituto do Vinho da Madeira, visitam o Eco-museu dos Biscoitos (Museu do Vinho dos Biscoitos) da Casa Agrícola Brum.

24.2015- Integrada nas comemorações do 125º Aniversário da Casa Agrícola Brum o IAC- Instituto Açoriano de Cultura apresenta uma exposição no espaço do Museu do Vinho dos Biscoitos dedicada aos Baleeiros dos Açores. Um conjunto de fotografias de Jorge Barros – “Baleeiro: O Rochedo do Mar”.

25.1987- O Clube Naval da Ilha Graciosa ratifica os seus estatudos e constiui-se como Associação

26. 2017-Encerra amanhã na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, a  Exposição de Fotografia de Luís Godinho,inaugurada no dia 4 pp, intitulada “Os Mariemes”.

27.2016- A Academia Portuguesa de Ex- Líbris delibera conceder ao faialense Jácome de Bruges Bettencourt a Medalha de Mérito e respectivo Diploma a serem entregues durante o acto inaugural do I Seminário Ibérico de Ex-Líbris  - Entre a Imagem e a Palavra- História e Cientificidade na Sociedade de Geografia de Lisboa (Auditório Adriano Moreira).

28- 1983- Falece em Angra do Heroísmo Amadeu Laureano Simões, Amigo do seu Amigo e destemido forcado da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

29- 1920- Nasce em Alcains o 37.º Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.

30.1971- O Império do Espírito Santo da Rua do Conde, em Angra do Heroísmo, comemora o seu 100º aniversário.

31.2009- Domingo do 1º Bodo (Pentecostes).

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.


Sem comentários: