terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OITO ANOS NA BASE AÉREA DAS LAJES

ILHA TERCEIRA (4)




NOTAS SOBRE A VIDA MILITAR


Transcrevo agora parte do currículo elaborado pelo meu pai, aos 27 anos de idade:
“Foi na Base Aérea nº 1, em Sintra, que em 21 de Setembro de 1939 teve início a minha carreira militar, como voluntário ao serviço da Aeronáutica.
Esperava então, ansiosamente o início do curso de pilotagem, pois que ser piloto era o meu maior sonho desde os bancos da escola primária (…).
Para conseguir ser piloto tive então de frequentar o curso de ajudante de mecânico, ao tempo obrigatório para os candidatos a pilotos. Findo este teve início o curso de pilotagem que com o mesmo entusiasmo e a mesma finalidade era então frequentado por mais 22 briosos rapazes.


 A primeira caderneta de registo dos serviços aéreos, primeiro como aluno e depois já como piloto.


Finalmente chegou o dia 15 de Fevereiro de 1941, o grande e inesquecível dia, em que depois de termos pilotado todos os aviões existentes, na então Escola Militar Aeronáutica, nos foram impostas as asas e entregues os diplomas que tanto ambicionávamos. Inesquecível dia, não só por ser o nosso dia grande, sentido com comovente alegria e exaltado regozijo, como também por ser o dia do ciclone, que fez ruir um hangar, tendo destruído todos os aviões que nele se encontravam, ao mesmo tempo que eram arrancadas pelo vento furioso, quase na totalidade as telhas do velho Palácio do Marquês (Sintra).

 Página da Caderneta onde se refere que terminou o curso de piloto aviador em 15-II-941


Seguidamente foram os 23 novos pilotos distribuídos por todas as unidades da Força Aérea, onde cada um tem desempenhado briosamente todas as missões que lhe são ou foram confiadas. Presto aqui homenagem aqueles que voando da lei da morte se libertaram.”
Foi colocado na Base Aérea nº2 na Ota e em 14 de Julho de 1943 na Base Aérea nº3 em Tancos.
Na Caderneta Individual dos Serviços Aéreos, podem-se ver os registos da natureza dos tipos de serviço: treino, tiro fotográfico, acrobacia e uma curiosidade, proporcionavam-se voos a crianças e adultos que sofriam de tosse convulsa, como terapia.



Na Caderneta Individual dos Serviços Aéreos, pode-se ver o tipo de avião: Tiger Moth, Avro, Gloster Gladiator, Poter, Hauker Hind, Miller Master, Supermarine Spitfire, Hawker Hurricane, Caproni, Lysander, JU-52.


 Avro em 1942


Base Aérea de Tancos. Avião Hurricane, em 1945. (O primeiro piloto é o meu pai)


Continua


2 comentários:

gj_mendes disse...

Boa noite,
Parabens pelo seu blog e pela abordagem do assundo dos "oito anos na base das Lages".

Apenas uma nota, o avião referido como sendo um Hurricane, é um Miles Master, de fabrigo ingês.

Cumprimentos.

G_Mendes

Bagos disse...

Caro Gi- Mendes

Agradecemos a correcção e as simpáticas palavras.
Volte sempre. Cumprimentos