segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Hélio Costa, o homem dos enredos

Hélio Andrade Vieira da Costa, natural da freguesia de São Brás e residente na Vila das Lajes, concelho de Praia da Vitória, até 2003 já tinha escrito cerca de 600 enredos para Danças e Bailinhos de Carnaval.

No Prefácio do livro Hélio Costa – Autor do Carnaval dos Bravos o Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses escreveu:

“ (…) Com efeito, o relato de Hélio Costa representa um relevante testemunho sobre a evolução do Carnaval do último meio século na ilha Terceira. Além disso, dotado de um espírito bem nítido de abertura e inovação, o autor sugere diferentes rumos para a festa, que equivalem à melhor forma de perpetuação de uma antiga tradição.
O Entrudo corresponde à festividade mais genuína da Terceira. Por isso mesmo, evidencia uma forte enraizamento no espaço e na sociedade.
No passado, o desenvolvimento dos transportes e o surto da emigração convertem-no em celebração de toda a ilha, mas também em comemoração das comunidades terceirenses radicadas nos Estados unidos da América e no Canadá. No presente, a adopção pelos ambientes urbanos e o alargamento à participação das mulheres conferem-lhe um vigor incontestável.”

Hélio Costa – Autor do Carnaval dos Bravos
é mais uma notável publicação da BLU edições, tendo sido organizado e coordenado por Mário Duarte. Design Gráfico da BLUDESIGN e de António Araújo. Revisão de Francisco Oliveira.


Sem comentários: