sexta-feira, 27 de julho de 2012

ADELINO ANDRADE

PUBLICA LIVRO


   No passado dia 24 de Junho, dia de S. João, feriado do município angrense, Adelino Paim de Lima Andrade, lançou o seu primeiro trabalho em livro que foi apresentado pelo Dr. Artur da Cunha Oliveira. Para esta luzida cerimónia usou as magníficas instalações do seu atelier, num prédio de sua propriedade na rua de Jesus, Angra, que reconstruiu recentemente. Contou com a presença de mais de cem participantes, familiares e amigos, que fizeram questão de acompanhar o autor de «A minha geração foi a última no tempo», edição de autor, impresso na Nova Gráfica, Lda.
   Aliás, aí estão expostos dezenas de quadros (pinturas a óleo) de sua autoria. Não nos podemos esquecer que Adelino Andrade nos surpreende como entusiasta das mais diversas expressões artísticas.
   Conheço o Adelino há mais de 30 anos e há pelo menos vinte ofereceu-me duas interessantes gravuras usando técnicas diferentes, gravura em metal (buril) e em linóleo. A primeira representando a igreja da Misericórdia de Angra e a segunda uma carroça, venda ambulante (mercearia) que circulava na freguesia das Lajes da Terceira, aí pelos anos 50/60, cuja imagem fotográfica aparece no livro agora apresentado.
   O autor é natural das Lajes e, como tal, centra o assunto deste livro na vivência local de há meio século.
Profissionalmente um competente farmacêutico pela Universidade de Coimbra, especialista em análises clínicas, embora continue a trabalhar nestes sectores, encaminhou, nos últimos anos, a descendência nestas áreas, pelo que vai dedicando mais tempo a estas formas de cultura…
  «A minha geração foi a última no tempo», vem, sem dúvida, enriquecer sobremaneira a bibliografia etnográfica terceirense, oferecendo uma agradável leitura, sobretudo à gente da geração do autor por recordar outros tempos e gentes, como Adelino sublinha nas acentuadas diferenças em relação aos tempos de hoje.
   Parabéns Adelino, meu estimado confrade na Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, com votos de que o próximo livro não demore, cujo êxito vaticinamos será ainda superior ao agora alcançado.J.B.B.





Sem comentários: