sábado, 22 de novembro de 2008

A falta d'água no concelho d'Angra (Açores)

“A denominada Água azeda da Serreta, situada no lugar da Fajã, e na parte inferior da alta e escapada rocha que limita esta freguesia, foi descoberta em 1855, e nesse mesmo ano analisada pelo médico o Dr. José Augusto Nogueira Sampaio. Este médico determinou-lhe a seguinte composição química: ácido carbónico, cloreto de cálcio, sulfato de cal, sais terrosos, alumina, magnesia , e ácido hydrosulfurico.
Em 1858 completava-se o caminho mandado construir pela Câmara de Angra, para aquela fonte, que pouco depois, desapareceu por ter abatido parte da rocha; até que, em 1889, a Câmara mandou de novo restaurar a passagem, fazendo abrir na rocha uma escadaria com duzentos degraus, que também já não existem.
Com grande dificuldade conseguem alguns dos habitantes da Serreta descer à fonte, que está obstruída; e, pela negligência e desprezo das autoridades, ali permanecerá eternamente o que poderia ser útil aos terceirenses, e convenientemente explorada, uma fonte de riqueza para a ilha Terceira” (1)


Uma vez que, segundo notícias vindas a lume nos OCS e em muitos Blogs, a falta de água no concelho de Angra do Heroísmo é gritante, e os milhares litros de água em garrafas de plástico que chegam à ilha por via marítima... e como já não podemos mandar ninguém ir "beber água do Chafariz do Alto das Covas", ainda resta a hipótese de irem à Serreta...


(1) In Memória sobre a Ilha Terceira por Alfredo da Silva Sampaio.
Angra do Heroísmo imprensa municipal-1904.

3 comentários:

  1. Bagos d'Uva

    Baila a ternura do vinho
    Pela mão do seu autor
    Que barulha seu cantinho
    Com toda a arte e amor.

    «Bagos d'Uva», com carinho,
    Merece o nosso louvor
    Nunca estará sozinho...
    Biscoitos dá-lhe a cor.

    Nossa ilha é bem falada
    Pelo vinho e p'la tourada
    E p'la água da Serreta...

    Dos Biscoitos vem o cheiro
    Do Lagar tão prazenteiro
    Onde marcham branca e preta.

    Rosa Silva ("Azoriana")

    Nota: Parabéns pelo blog e por tudo o que aqui publica. Chamou-me a atenção este artigo no alerta à água da Serreta. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. No comentário que deixamos no Post do blog Azoriana/Açoriana, que fez o favor de colocar,brindamos com uma boa Água da Serreta!
    Agora com é com um Verdelho dos Biscoitos!
    A Água da Serreta entre muitas "virtudes" tem a de curar ressacas!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. Água da Serreta,
    Vinho dos Biscoitos,
    Luz a pandeireta
    Para os mais afoitos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar