segunda-feira, 1 de outubro de 2018

EFEMÉRIDES AÇORIANAS – OUTUBRO (10)



Angra do Heroísmo,12 de Outubro de 1998
Exposição no Palácio dos Capitães Generais :Evocação do Rei Liberal na Terceira.

1.1983- Nasce em Angra do Heroísmo, na Ilha da Terceira, Eliseu Pereira dos Santos destacado futebolista português.

2.2015- É inaugurada uma exposição de pintura “Art&amplitudes´em Titulo”do artista António de Oliveira Nunes  no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

3.1995-Tem início na ilha do Faial o IV Encontro de Médicos Veterinários dos Açores, Madeira e Canárias. 

4.1945- Mar alteroso entra na Vila da Calheta, ilha de São Jorge.

5. 2017- Realiza-se na vila das Lajes, concelho da Praia da Vitória, uma tourada à corda, sendo corridos quatro toiros do criador "João Gaspar Pai".

6.2009- Consignação do Passeio Marítimo da Freguesia dos Biscoitos, ilha Terceira - Valor da Empreitada: 711.979, 63 Euros.

7.2016- É apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória o livro “Contos do Rei Sei” de João Rodrigues.

8. 1943- A fim de darem início à construção da pista das Lajes, ingleses desembarcaram em Angra ( Porto das Pipas).

9.2015- Visita na Ilha Terceira a Adega da Casa Agrícola Brum/Museu do Vinho dos Biscoitos -propriedade da família Brum-  a conhecida Jornalista  e Crítica de Vinhos, Maria João de Almeida,tendo provado os vinhos produzidos e engarrafados nesta centenária casa agrícola açoriana, nomeadamente os vinhos tranquilos (vinhos de mesa) "Donatário" e "Da Resistência", assim como os licorosos  "Chico Maria" (seco, meio-seco e doce) bem como o "Brum", de maior idade.

10.2008- O Museu do Vinho dos Biscoitos (ilha Terceira) da centenária Casa Agrícola Brum é distinguido com o Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, promovido pela Editorial Office e pelo Trade Leaders’ Club,que  distingue anualmente as empresas e instituições mais relevantes de todo mundo desta área.

11. 2017- Encerra em Amarante a Bienal Ibérica do Património Cultural. A Direcção Regional da Cultura participa com um stand, onde são promovidos todos os Museus dos Açores.

12.2013- É lançado na cidade de Ponta Delgada o livro de "Fátima Sequeira Dias “O Porto de Ponta Delgada”.

13.2017-Termina,o “I Encontro de Boas Práticas em Inventário Museológico: Desafios do património cultural”, uma organização da Câmara da Ribeira Grande e do CHAM – Centro de História d’Aquém e d’Além-mar repartido pelo Museu Vivo do Franciscanismo e Teatro Ribeiragrandense.

14.2016- Falece o ilustre açoriano  Victor do Carmo Cruz, o primeiro locutor oficial do Emissor Regional dos Açores e fundador do Centro do Emigrante Açoriano.

15. 2017- Termina em Angra do Heroísmo o 46.º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau.

16.2016- Decorrem Eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

17.1905-É nomeado reitor da Universidade de Coimbra o ilustre açoriano, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue, natural da cidade da Horta.

18. 1936- Vários fontanários são inaugurados na freguesia dos Cedros, ilha do Faial.

19.2009-Em cuidada publicação da responsabilidade do Instituto Açoriano de Cultura encontra-se nos escaparates das livrarias uma separata da revista “Atlântida” com um interessante trabalho intitulado “Cartas de Brasão d’Armas de Naturais e/ou Relacionados com os Açores” da autoria de Sérgio Avelar Duarte.

20.2017- Tem início em Ponta Delgada mais um festival de vinhos- O WINE IN AZORES

21. 2011- Realiza-se no Museu do Douro (Peso da Régua) o 2º Encontro de Museus da Vinha e do Vinho - Arquitectura e museus, presentes Vinhos de Verdelho dos Biscoitos.

22.-2016- São entregues os troféus do V Rali Ilha do Pico ‘Além Mar’.

23.2009-Abre em Ponta Delgada o “Wine Azores 09”, promovido e organizado pela Angular XXL.

24.1979- O ilustre jornalista, romancista, historiador(autor dos Anais do Município da Horta) Marcelino Lima dá nome a uma Rua da Horta por decisão da Câmara Municipal da mesma cidade.

 25.2009- O Jornalista Pedro Moura, da RTP-Açores, entrevista Teresa Lima, aquando da visita ao espaço "Verdelho dos Biscoitos nas Portas do Mar" no "Wine in Azores", em Ponta Delgada, para o  programa "Bom Dia Açores", de amanhã (26 de Outubro), sobre os Vinhos de Verdelho produzidos na ilha Terceira.

26.1996- A Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos está presente, em Guimarães em eventos ligados culturais ligados ao vinho, uma organização da Confraria do Vinho Verde.

27.1996- É lançado durante uma sessão Músico-literária na freguesia da Ribeira- Chã, concelho da lagoa, ilha de São Miguel, o livro Bispos Açorianos, da autoria do investigador terceirense Valdemar Mota.

28.2008-Na companhia da Professora Ana Margarida Dias Simões e de Verónica Margarida Cordeiro Machado, Assistente de Acção Educativa, 13 alunos do Colégio Divertilaxia da Praia da Vitória, vindimaram no Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda.

29.1953- É inaugurada a Casa do Povo da Fajã de Cima, ilha de S. Miguel.

30. 2015- É aberta a exposição “Maçonaria no século XXI – Do mito à realidade”, na Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira (AJAIT).

31. 1878- É Inaugurado em Ponta Delgada o Teatro Esperança.


Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: