sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Walk & Talk 2013 Açores


O Festival Walk & Talk realizou no mês de Julho, na ilha de S. Miguel, a sua terceira edição, tendo participado figuras do mundo da arte como Alexandre Farto - a.k.a. VHILS – o americano Ra Bi do coletivo Circle, o francês Eltono, o grupo Topo Copy e Paulo Arraiano, entre outros. Também participou neste evento Luis Brum, com um mural no nº22 da Rua de Lisboa, em que através da interacção de um conjunto de temas fantasiosos e antropomórficos, numa caótica biblioteca, procura-se descobrir a essência de conhecer.


Mais uma vez (aqui) Luis Brum, em colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura, inicia outro trabalho na Rua de São João, em Angra do Heroísmo. Desta vez o veículo para o imaginário deste autor são as empenas em bruto da esquina da Rua de São João com a Rua dos Minhas Terras. Segundo o autor: "Este trabalho surge de um fantasioso simulacrum, onde o edifício ausente, se envolve num diálogo entre o id e o super ego, que se demonstra através dos pequenos rituais do dia-a-dia”.

Natural dos Biscoitos, Ilha Terceira, Luís Pinheiro Brum cedo demonstrou uma aptidão para o desenho. Em 2004, começa a estudar Arquitectura Paisagista em Lisboa. Com esta mudança inserem-se novos valores que irão marcar profundamente o seu desenho. No entanto é quando vai estudar e, mais tarde, trabalhar para Barcelona que começa a refinar um mundo próprio, com códigos e sinais próprios. 

A inocência e romantismo, possíveis de encontrar na Ilustração infantil do século XIX, como “O Vento nos Salgueiros”, os contos de Beatrix Potter ou os de Lewis Carroll. Estas referências ganham nova expressão como uma metáfora para sentimentos quotidianos.

• 2009. Estágio de arquitectura paisagista no atelier Opera Projects em Barcelona 
•  2009. Instalação Artística no evento Konvent.0 em Barcelona 
• 2010. Licenciado em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia 
•  2011. Seleccionado para a Mostra Nacional de Ilustração “Entre Pólos 2011” 
•  2011. Exposição de Desenho "Antropomorfismo Urbano" Foyer Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
Edifício da rua de São João - Angra do Heroísmo
• 2013. A propósito de Natália…Entre linhas e letras (galeria do Instituto Açoriano de Cultura Angra do Heroísmo).
• 2013. Exposição colectiva Art.Revisited no Museu de Angra do Heroísmo.
• 2013. Mostra “Entre Pólos 2013” , Lisboa (Palácio Quintela)
• 2013. Walk & Talk 2013 Açores -Ilha de S. Miguel.
 2013. PortoPintado - Horta, Ilha do Faial
• 2013. Exposição Colectiva na Sociedade Progresso Biscoitense.
 2013. Capa, contracapa e separadores interiores ATLântida - Revista de Cultura - 2013.
• 2014. 18 de Abril- Inauguração na Sé Catedral de Angra da Via Sacra que integra obras de 14 artistas plásticos açorianos ou residentes nos Açores.“Jesus encontra a sua Mãe” - IV Estação por Luís Pinheiro Brum.
.2014. Julho - Na "casa da droga" no beco do Jardim António Borges, "Espíritos da Cidade", em Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel).
.2017-Fevereiro- Rótulo para garrafa de vinho da Casa Agrícola Brum.(vinho envelhecido em madeira durante 18 anos).
. 2017-6 de Maio  - O Museu de Angra do Heroísmo promove oficina de gravura com Luís Brum.
"O trabalho da terra, os ciclos lunares e a passagem das estações dão o mote a esta atividade, que está integrada no programa de dinamização da exposição “Almanaque do Camponez – 100 anos”. 
.2020-Fevereiro- Rótulo para garrafa de vinho dos 130 Anos da Casa Agrícola Brum.



2 comentários:

Dina disse...

É um privilégio podermos apreciar estas obras que enriquecem as paredes das nossas cidades. Sentimo-nos mais ricos, e se os trabalhos são feitos por conterraneos nossos, o orgulho ainda é maior. Obrigada.

Rosa_azoriana disse...

Bravo! É disso mesmo que precisamos nas nossas paredes menos bonitas. Agora é só alargar o trabalho a outras e até à zona junto do mar. Parabéns e bela iniciativa com a criação especial do artista.